domingo, 28 de maio de 2017

Para as Mulheres!


Hoje
Um dia a mais
Um [possível] dia comum!

Como todos os outros...
Dia de trabalho,
De ouvidos atentos à histórias que se repetem!

Algumas mais jovens,
Outras envelhecidas [pela idade ou pelo cansaço]
Mudam os endereços,
Local de trabalho
Mudam os patrões, 
Os homens.

Elas seguem
Trabalhando e sendo demitidas na gestação
Cozinhando e apanhando no fogão
Amamentando e tendo que suprir as necessidade do patrão
Limpando a casa e sendo socadas no chão
As histórias são as mesmas. 

Já não sei o que fazer para conter a dor que é para uma mulher ouvir de outra mulher "ele me surrou a vida toda mas faço o que posso pra cuidar dele"; "ah entra por um ouvido e sai pelo outro"; "me bateu durante muitos anos, olha as marcas que fiquei"... tem aquelas que não falam nada mas o olho roxo mostra evidencias de uma das coisas mais cruéis. 
Lembro da mãe que sofreu violência psicológica e que arca com todas as responsabilidades pelos filhos... da avó que foi constantemente humilhada, das tias.. primas, amigas, da gente! 
Nossas trabalhadoras são assassinadas cruelmente todos os dias, quando não por morte biológica, a morte pelo gosto da vida ou a possibilidade de sonhar.
Nós mulheres vivemos com o medo... medo por todas nós. 
Se dar conta do impacto do machismo em nossas vidas é muito doloroso e encontrar estratégias coletivas para o enfrentamento é a única alternativa. 

Para os que perpetuam a ridícula ideia da fragilidade das mulheres, digo de boca cheia que somos o que há de mais forte, por sofrer, aguentar e ainda conseguir lutar historicamente para sair dessa condição. Sem as mulheres não há revolução! Por isso, dedico meu dia de trabalho a todas as mulheres que se fazem presente em minha vida, pelo trabalho ou pelos laços afetivos e compartilham comigo a coragem. Dedico minha vida a todas as mulheres que deram a vida para que muitas mulheres pudessem se manter vivas hoje.


(Escrito em 28/07/2016) 

(Ellen Caroline)

Nenhum comentário: